BRASIL CONTEMPORÂNEO: SÉCULOS XX E XXI
Dentre as afirmativas seguintes, destaque aquelas relativas ao governo João Goulart, no que se refere à herança política dos governos anteriores e às diretrizes sociopolíticas que o caracterizou. Assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) Um dos maiores problemas de Jango no governo foi a pesada crise financeira herdada dos governos anteriores. (crescimento dos índices de inflação que em 1961, alcançou a casa dos 45%.)
( ) No campo da educação, três questões demonstram a atmosfera do governo Jango nessa área: a discussão apaixonada com relação à escola pública, os programas de alfabetização de adultos pelos movimentos sociais, e o grande problema do ingresso ao ensino superior.
( ) Durante o governo Goulart, aconteceram programas, centrados na conscientização política e na mobilização social. Os Centros Populares de Cultura, Movimentos de Cultura Popular e Movimentos de Educação de Base, tinham a intenção de levar teatro, cinema, artes plásticas, literatura e outros bens culturais ao povo, ampliando o universo cultural dos segmentos populares brasileiros.
( ) Baixo crescimento dos gastos federais em Saúde Pública, ficando limitados a gastos pontuais para certos malefícios que atingiam à população, não havendo uma política de planejamento de ações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F; F; F; F
V; F; V; F
V; V; V; V
F; F; V; V
V; V; F; F
Leia o fragmento de texto seguinte:
Os partidos políticos, no entanto, não aceitaram o rompimento da legalidade. (...) Organizações de trabalhadores e empresários, a UNE, a OAB, a CNBB, os partidos políticos, a imprensa, clubes de futebol, católicos, e protestantes alinharam-se pela legalidade. O próprio exército se dividiu, isolando os ministros militares. A tomada de posição do general Machado Lopes comandante do poderoso III Exército a favor da legalidade, aliando-se ao governador Leonel Brizola, pôs os ministros militares em difícil situação. (FERREIRA, Jorge. O governo Goulart e o golpe civil-militar de 1964. In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (org). O Brasil republicano: O tempo da experiência democrática – da democratização de 1945 ao golpe militar de 1964. Vol.3 Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2008.)
A qual panorama histórico refere-se o trecho anterior? Assinale a alternativa correta:
O jogo político que caracterizou o Governo Dutra.
As querelas partidárias que antecederam o suicídio de Vargas.
A trepidação socioeconômica que acompanhou a eleição de Jânio Quadros.
A instabilidade sócio-política que marcou o governo JK.
O impasse político sobre a sucessão após a renúncia de Jânio Quadros.
O seguinte texto aborda as questões mais prementes relativas ao panorama social e político que resultou na chamada Revolução de 1930. Leia-o com atenção:
A divergência entre Minas e São Paulo abriu espaço para que outras disputas e pretensões, sufocadas num passado não muito distante, pudessem ressurgir. Nesse contexto, em julho de 1929, contando com o apoio mineiro, foi lançada a candidatura de Getúlio Vargas, ex- Ministro da Fazenda de Washington Luís e então governador do Rio Grande do Sul, tendo como vice na chapa dissidente o governador da Paraíba, João Pessoa. Estava formada a Aliança Liberal, uma coligação de forças políticas e partidárias pró-Vargas. Sua base de sustentação era o situacionismo de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba, e mais alguns grupos de oposição ao governo federal de vários estados, tais como o Partido Democrático (PD), criado em 1926 em São Paulo, e facções civis e militares descontentes. Com uma composição cuja característica mais pronunciada era a heterogeneidade, a Aliança Liberal explicitava as dissidências existentes no interior das próprias oligarquias estaduais. (FERREIRA, Marieta de Moraes e PINTO, Surama Conde Sá. A crise dos anos 1920 e a Revolução de 1930. In: FERREIRA, Jorge Luiz; DELGADO, Lucilia de Almeida (org). O Brasil Republicano: o tempo do liberalismo excludente da Proclamação da República à Revolução de 1930. 3.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008, p. 403)
Considerando os apontamentos do texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A Aliança Liberal surgiu como um contraponto à ordem vigente, uma coligação oposicionista, formada por iniciativa de líderes políticos de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul, com o objetivo de apoiar as candidaturas de Getúlio Vargas e João Pessoa, nas eleições de 1º de março de 1930.
( ) No contexto discutido, São Paulo colocaria outro paulista na presidência, era evidente que Minas Gerais não concordaria com a manobra. É bom ressaltar que, até certa altura, os grupos do Rio Grande do Sul estavam satisfeitos com sua posição na política nacional.
( ) A Aliança Liberal voltava-se para a defesa do voto secreto, da implantação da Justiça eleitoral, para a independência do judiciário, anistia dos revolucionários de 1922, 1924, 25 e 27 e extensão das medidas protecionistas para outros produtos além do café, como também da legislação trabalhista para defesa dos trabalhadores.
( ) Nesse sentido, a Aliança Liberal não pode ser vista como um partido político, mas como uma forma de pressão para reivindicar os interesses dos grupos não vinculados aos interesses do café.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
F; V; V; V
V; V; V; F
V; V; V; V
F; F; F; F
V; F; V; V
Leia com atenção o trecho seguinte:
À revelia de Vargas, num clima de muita repressão, a questão da sucessão presidencial ocupou lugar de destaque na cena política. Durante o decorrer de 1937 foram lançados três candidatos à Presidência da República: o governador de São Paulo, Armando de Sales Oliveira que recebeu o apoio do governador gaúcho Flores da Cunha e de diversos agrupamentos estaduais oposicionistas; o paraibano José Américo de Almeida, representante das forças do Norte/ Nordeste do país e do tenentismo, e apoiado por todos os partidos situacionistas, exceto os de São Paulo e Rio Grande do Sul; e finalmente Plínio Salgado, o chefe dos integralistas, indicado por um grande plebiscito promovido pela AIB. (FERREIRA, Jorge Luiz; DELGADO, Lucilia de Almeida (org). O Brasil Republicano: o tempo do nacionalestatismo do início da década de 1930 ao apogeu do Estado Novo. Vol. 2. RJ: Civilização Brasileira, 2003, p. 34).
O que se pode afirmar de correto sobre a crise política que resultou no Estado Novo? Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O Ministro da Justiça concedeu anistia a vários presos políticos e o Congresso não aprovou o pedido de prorrogação do estado de guerra.
( ) Em setembro de 1937, foi divulgado o plano Cohen, um documento que relatava a preparação de uma revolta comunista no país. Diante desse fato, a Câmara dos Deputados aprovou o retorno do estado de guerra.
( ) Os relatos dão conta que o documento (Plano Cohen) não tinha fundamentação, mas serviu para as intervenções do governo.
( ) Getúlio Vargas conseguiu provar que o plano Cohen era falso, o que justificou a sua intervenção e o estado de exceção.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
V; V; V; F
F; F; F; F
V; V; V; V
V; F; V; F
V; F; V; V
Após refletir sobre movimento operário na capital paulista e suas principais reivindicações, analise as afirmativas seguintes, identificando aquelas proposições que estiverem corretas.
I – férias e descanso semanal;
II – participação nos lucros e dividendos;
III – aposentadoria;
IV – jornada de trabalho humanizada.
É correto o que se afirma em:
I e II
I; II; III e IV
II e III
III e IV
I; III e IV
Após refletir sobre as condições de trabalho e exploração que caracterizaram a economia do setor urbano e industrial do período republicano, analise as afirmativas seguintes, identificando aquelas proposições que estiverem corretas.
I - Os baixos salários recebidos pelos trabalhadores contribuíram para a formação das fábricas. O maquinário pagava-se com o excedente resultante da pouca despesa com salários e a proteção aduaneira com que contava o setor industrial.
II - Os baixos salários foram responsáveis, também, pela má qualidade da habitação em que residiam os trabalhadores, cortiços sem infraestrutura adequada e sem privacidade que permitiam a promiscuidade. Não havia leis sociais ou trabalhistas, o desemprego era um fantasma sempre presente, assombrando a todos.
III - Reprimiam-se com violência as manifestações dos trabalhadores por melhores salários, condições mais favoráveis e menos insalubres, além da redução da jornada de trabalho, que chegava a mais de 14 horas por dia, sem seguro de acidente do trabalho, sem proteção à mulher e à criança.
IV - As lutas dos trabalhadores, no início do século, estavam vinculadas como você viu, à revolta dessas pessoas em virtude dos baixos salários pagos por jornadas desumanas, quando o que recebiam não era suficiente para comprar o que necessitavam. Ou seja, vendia-se caro o que custou pouco para se produzir.
É correto o que se afirma em:
I e II
II e III
III e IV
I; II; III e IV
I; III e IV
Não se pode considerar a proclamação da República no Brasil como um evento de transformação das estruturas, ou revolução, embora seja possível assinalar algumas mudanças. Dentre tais mudanças, as mais significativas, podemos apontar:
A ampliação dos direitos civis e humanitários.
A substituição do café por outro elemento agroexportador.
O corporativismo e ascensão política dos membros da elite industrial.
O fim dos privilégios dados à nobreza cortesã e a laicização do Estado.
O caráter popular e liberal do novo regime político.
Após refletir sobre o mercado de trabalho e o nascimento da República no Brasil, analise as afirmativas seguintes, marcando V para as verdadeiras e F para falso.
( ) Veio acompanhado de forte busca de lucros altos, larga emissão de dinheiro, política econômica favorável ao mercado de café e substituição da mão de obra escrava.
( ) O projeto social dos republicanos, sobretudo daqueles que são cafeicultores na província de São Paulo, era substituir a mão de obra escrava pelos trabalhadores imigrantes trazidos da Europa.
( ) A consideração de que os negros escravos e libertos não estavam preparados para desempenhar as funções necessárias à conformação do mundo do trabalho não escondia a intenção dos republicanos, influenciados no racismo científico em voga no século XIX, de tornar branca a nação.
( ) Os novos empregos na agricultura e na indústria foram ocupados pelos imigrantes italianos e os recém-libertos eram expulsos ou direcionados para os trabalhos mais grosseiros.
Agora assinale a alternativa que apresente a sequência correta:
F; F; F; F
V; F; V; F
V; V; V; V
F; F; V; V
V; V; F; F
Leia o fragmento de texto seguinte:
Os partidos políticos, no entanto, não aceitaram o rompimento da legalidade. (...) Organizações de trabalhadores e empresários, a UNE, a OAB, a CNBB, os partidos políticos, a imprensa, clubes de futebol, católicos, e protestantes alinharam-se pela legalidade. O próprio exército se dividiu, isolando os ministros militares. A tomada de posição do general Machado Lopes comandante do poderoso III Exército a favor da legalidade, aliando-se ao governador Leonel Brizola, pôs os ministros militares em difícil situação. (FERREIRA, Jorge. O governo Goulart e o golpe civil-militar de 1964. In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (org). O Brasil republicano: O tempo da experiência democrática – da democratização de 1945 ao golpe militar de 1964. Vol.3 Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2008.)
A qual panorama histórico refere-se o trecho anterior? Assinale a alternativa correta:
O jogo político que caracterizou o Governo Dutra.
As querelas partidárias que antecederam o suicídio de Vargas.
A trepidação socioeconômica que acompanhou a eleição de Jânio Quadros.
A instabilidade sócio-política que marcou o governo JK.
O impasse político sobre a sucessão após a renúncia de Jânio Quadros.
O seguinte texto aborda as questões mais prementes relativas ao panorama social e político que resultou na chamada Revolução de 1930. Leia-o com atenção:
A divergência entre Minas e São Paulo abriu espaço para que outras disputas e pretensões, sufocadas num passado não muito distante, pudessem ressurgir. Nesse contexto, em julho de 1929, contando com o apoio mineiro, foi lançada a candidatura de Getúlio Vargas, ex- Ministro da Fazenda de Washington Luís e então governador do Rio Grande do Sul, tendo como vice na chapa dissidente o governador da Paraíba, João Pessoa. Estava formada a Aliança Liberal, uma coligação de forças políticas e partidárias pró-Vargas. Sua base de sustentação era o situacionismo de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba, e mais alguns grupos de oposição ao governo federal de vários estados, tais como o Partido Democrático (PD), criado em 1926 em São Paulo, e facções civis e militares descontentes. Com uma composição cuja característica mais pronunciada era a heterogeneidade, a Aliança Liberal explicitava as dissidências existentes no interior das próprias oligarquias estaduais. (FERREIRA, Marieta de Moraes e PINTO, Surama Conde Sá. A crise dos anos 1920 e a Revolução de 1930. In: FERREIRA, Jorge Luiz; DELGADO, Lucilia de Almeida (org). O Brasil Republicano: o tempo do liberalismo excludente da Proclamação da República à Revolução de 1930. 3.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008, p. 403)
Considerando os apontamentos do texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A Aliança Liberal surgiu como um contraponto à ordem vigente, uma coligação oposicionista, formada por iniciativa de líderes políticos de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul, com o objetivo de apoiar as candidaturas de Getúlio Vargas e João Pessoa, nas eleições de 1º de março de 1930.
( ) No contexto discutido, São Paulo colocaria outro paulista na presidência, era evidente que Minas Gerais não concordaria com a manobra. É bom ressaltar que, até certa altura, os grupos do Rio Grande do Sul estavam satisfeitos com sua posição na política nacional.
( ) A Aliança Liberal voltava-se para a defesa do voto secreto, da implantação da Justiça eleitoral, para a independência do judiciário, anistia dos revolucionários de 1922, 1924, 25 e 27 e extensão das medidas protecionistas para outros produtos além do café, como também da legislação trabalhista para defesa dos trabalhadores.
( ) Nesse sentido, a Aliança Liberal não pode ser vista como um partido político, mas como uma forma de pressão para reivindicar os interesses dos grupos não vinculados aos interesses do café.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
F; V; V; V
V; V; V; F
V; V; V; V
F; F; F; F
V; F; V; V
Leia com atenção o trecho seguinte:
À revelia de Vargas, num clima de muita repressão, a questão da sucessão presidencial ocupou lugar de destaque na cena política. Durante o decorrer de 1937 foram lançados três candidatos à Presidência da República: o governador de São Paulo, Armando de Sales Oliveira que recebeu o apoio do governador gaúcho Flores da Cunha e de diversos agrupamentos estaduais oposicionistas; o paraibano José Américo de Almeida, representante das forças do Norte/ Nordeste do país e do tenentismo, e apoiado por todos os partidos situacionistas, exceto os de São Paulo e Rio Grande do Sul; e finalmente Plínio Salgado, o chefe dos integralistas, indicado por um grande plebiscito promovido pela AIB. (FERREIRA, Jorge Luiz; DELGADO, Lucilia de Almeida (org). O Brasil Republicano: o tempo do nacionalestatismo do início da década de 1930 ao apogeu do Estado Novo. Vol. 2. RJ: Civilização Brasileira, 2003, p. 34).
O que se pode afirmar de correto sobre a crise política que resultou no Estado Novo? Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O Ministro da Justiça concedeu anistia a vários presos políticos e o Congresso não aprovou o pedido de prorrogação do estado de guerra.
( ) Em setembro de 1937, foi divulgado o plano Cohen, um documento que relatava a preparação de uma revolta comunista no país. Diante desse fato, a Câmara dos Deputados aprovou o retorno do estado de guerra.
( ) Os relatos dão conta que o documento (Plano Cohen) não tinha fundamentação, mas serviu para as intervenções do governo.
( ) Getúlio Vargas conseguiu provar que o plano Cohen era falso, o que justificou a sua intervenção e o estado de exceção.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
V; V; V; F
F; F; F; F
V; V; V; V
V; F; V; F
V; F; V; V
Após refletir sobre movimento operário na capital paulista e suas principais reivindicações, analise as afirmativas seguintes, identificando aquelas proposições que estiverem corretas.
I – férias e descanso semanal;
II – participação nos lucros e dividendos;
III – aposentadoria;
IV – jornada de trabalho humanizada.
É correto o que se afirma em:
I e II
I; II; III e IV
II e III
III e IV
I; III e IV
Após refletir sobre as condições de trabalho e exploração que caracterizaram a economia do setor urbano e industrial do período republicano, analise as afirmativas seguintes, identificando aquelas proposições que estiverem corretas.
I - Os baixos salários recebidos pelos trabalhadores contribuíram para a formação das fábricas. O maquinário pagava-se com o excedente resultante da pouca despesa com salários e a proteção aduaneira com que contava o setor industrial.
II - Os baixos salários foram responsáveis, também, pela má qualidade da habitação em que residiam os trabalhadores, cortiços sem infraestrutura adequada e sem privacidade que permitiam a promiscuidade. Não havia leis sociais ou trabalhistas, o desemprego era um fantasma sempre presente, assombrando a todos.
III - Reprimiam-se com violência as manifestações dos trabalhadores por melhores salários, condições mais favoráveis e menos insalubres, além da redução da jornada de trabalho, que chegava a mais de 14 horas por dia, sem seguro de acidente do trabalho, sem proteção à mulher e à criança.
IV - As lutas dos trabalhadores, no início do século, estavam vinculadas como você viu, à revolta dessas pessoas em virtude dos baixos salários pagos por jornadas desumanas, quando o que recebiam não era suficiente para comprar o que necessitavam. Ou seja, vendia-se caro o que custou pouco para se produzir.
É correto o que se afirma em:
I e II
II e III
III e IV
I; II; III e IV
I; III e IV
Não se pode considerar a proclamação da República no Brasil como um evento de transformação das estruturas, ou revolução, embora seja possível assinalar algumas mudanças. Dentre tais mudanças, as mais significativas, podemos apontar:
A ampliação dos direitos civis e humanitários.
A substituição do café por outro elemento agroexportador.
O corporativismo e ascensão política dos membros da elite industrial.
O fim dos privilégios dados à nobreza cortesã e a laicização do Estado.
O caráter popular e liberal do novo regime político.
Após refletir sobre o mercado de trabalho e o nascimento da República no Brasil, analise as afirmativas seguintes, marcando V para as verdadeiras e F para falso.
( ) Veio acompanhado de forte busca de lucros altos, larga emissão de dinheiro, política econômica favorável ao mercado de café e substituição da mão de obra escrava.
( ) O projeto social dos republicanos, sobretudo daqueles que são cafeicultores na província de São Paulo, era substituir a mão de obra escrava pelos trabalhadores imigrantes trazidos da Europa.
( ) A consideração de que os negros escravos e libertos não estavam preparados para desempenhar as funções necessárias à conformação do mundo do trabalho não escondia a intenção dos republicanos, influenciados no racismo científico em voga no século XIX, de tornar branca a nação.
( ) Os novos empregos na agricultura e na indústria foram ocupados pelos imigrantes italianos e os recém-libertos eram expulsos ou direcionados para os trabalhos mais grosseiros.
Agora assinale a alternativa que apresente a sequência correta:
O jogo político que caracterizou o Governo Dutra.
As querelas partidárias que antecederam o suicídio de Vargas.
A trepidação socioeconômica que acompanhou a eleição de Jânio Quadros.
A instabilidade sócio-política que marcou o governo JK.
O impasse político sobre a sucessão após a renúncia de Jânio Quadros.
O seguinte texto aborda as questões mais prementes relativas ao panorama social e político que resultou na chamada Revolução de 1930. Leia-o com atenção:
A divergência entre Minas e São Paulo abriu espaço para que outras disputas e pretensões, sufocadas num passado não muito distante, pudessem ressurgir. Nesse contexto, em julho de 1929, contando com o apoio mineiro, foi lançada a candidatura de Getúlio Vargas, ex- Ministro da Fazenda de Washington Luís e então governador do Rio Grande do Sul, tendo como vice na chapa dissidente o governador da Paraíba, João Pessoa. Estava formada a Aliança Liberal, uma coligação de forças políticas e partidárias pró-Vargas. Sua base de sustentação era o situacionismo de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba, e mais alguns grupos de oposição ao governo federal de vários estados, tais como o Partido Democrático (PD), criado em 1926 em São Paulo, e facções civis e militares descontentes. Com uma composição cuja característica mais pronunciada era a heterogeneidade, a Aliança Liberal explicitava as dissidências existentes no interior das próprias oligarquias estaduais. (FERREIRA, Marieta de Moraes e PINTO, Surama Conde Sá. A crise dos anos 1920 e a Revolução de 1930. In: FERREIRA, Jorge Luiz; DELGADO, Lucilia de Almeida (org). O Brasil Republicano: o tempo do liberalismo excludente da Proclamação da República à Revolução de 1930. 3.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008, p. 403)
Considerando os apontamentos do texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A Aliança Liberal surgiu como um contraponto à ordem vigente, uma coligação oposicionista, formada por iniciativa de líderes políticos de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul, com o objetivo de apoiar as candidaturas de Getúlio Vargas e João Pessoa, nas eleições de 1º de março de 1930.
( ) No contexto discutido, São Paulo colocaria outro paulista na presidência, era evidente que Minas Gerais não concordaria com a manobra. É bom ressaltar que, até certa altura, os grupos do Rio Grande do Sul estavam satisfeitos com sua posição na política nacional.
( ) A Aliança Liberal voltava-se para a defesa do voto secreto, da implantação da Justiça eleitoral, para a independência do judiciário, anistia dos revolucionários de 1922, 1924, 25 e 27 e extensão das medidas protecionistas para outros produtos além do café, como também da legislação trabalhista para defesa dos trabalhadores.
( ) Nesse sentido, a Aliança Liberal não pode ser vista como um partido político, mas como uma forma de pressão para reivindicar os interesses dos grupos não vinculados aos interesses do café.
Assinale a alternativa com a sequência correta:
F; V; V; V
V; V; V; F
V; V; V; V
F; F; F; F
V; F; V; V
Leia com atenção o trecho seguinte:
À revelia de Vargas, num clima de muita repressão, a questão da sucessão presidencial ocupou lugar de destaque na cena política. Durante o decorrer de 1937 foram lançados três candidatos à Presidência da República: o governador de São Paulo, Armando de Sales Oliveira que recebeu o apoio do governador gaúcho Flores da Cunha e de diversos agrupamentos estaduais oposicionistas; o paraibano José Américo de Almeida, representante das forças do Norte/ Nordeste do país e do tenentismo, e apoiado por todos os partidos situacionistas, exceto os de São Paulo e Rio Grande do Sul; e finalmente Plínio Salgado, o chefe dos integralistas, indicado por um grande plebiscito promovido pela AIB. (FERREIRA, Jorge Luiz; DELGADO, Lucilia de Almeida (org). O Brasil Republicano: o tempo do nacionalestatismo do início da década de 1930 ao apogeu do Estado Novo. Vol. 2. RJ: Civilização Brasileira, 2003, p. 34).
O que se pode afirmar de correto sobre a crise política que resultou no Estado Novo? Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O Ministro da Justiça concedeu anistia a vários presos políticos e o Congresso não aprovou o pedido de prorrogação do estado de guerra.
( ) Em setembro de 1937, foi divulgado o plano Cohen, um documento que relatava a preparação de uma revolta comunista no país. Diante desse fato, a Câmara dos Deputados aprovou o retorno do estado de guerra.
( ) Os relatos dão conta que o documento (Plano Cohen) não tinha fundamentação, mas serviu para as intervenções do governo.
( ) Getúlio Vargas conseguiu provar que o plano Cohen era falso, o que justificou a sua intervenção e o estado de exceção.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
V; V; V; F
F; F; F; F
V; V; V; V
V; F; V; F
V; F; V; V
Após refletir sobre movimento operário na capital paulista e suas principais reivindicações, analise as afirmativas seguintes, identificando aquelas proposições que estiverem corretas.
I – férias e descanso semanal;
II – participação nos lucros e dividendos;
III – aposentadoria;
IV – jornada de trabalho humanizada.
É correto o que se afirma em:
I e II
I; II; III e IV
II e III
III e IV
I; III e IV
Após refletir sobre as condições de trabalho e exploração que caracterizaram a economia do setor urbano e industrial do período republicano, analise as afirmativas seguintes, identificando aquelas proposições que estiverem corretas.
I - Os baixos salários recebidos pelos trabalhadores contribuíram para a formação das fábricas. O maquinário pagava-se com o excedente resultante da pouca despesa com salários e a proteção aduaneira com que contava o setor industrial.
II - Os baixos salários foram responsáveis, também, pela má qualidade da habitação em que residiam os trabalhadores, cortiços sem infraestrutura adequada e sem privacidade que permitiam a promiscuidade. Não havia leis sociais ou trabalhistas, o desemprego era um fantasma sempre presente, assombrando a todos.
III - Reprimiam-se com violência as manifestações dos trabalhadores por melhores salários, condições mais favoráveis e menos insalubres, além da redução da jornada de trabalho, que chegava a mais de 14 horas por dia, sem seguro de acidente do trabalho, sem proteção à mulher e à criança.
IV - As lutas dos trabalhadores, no início do século, estavam vinculadas como você viu, à revolta dessas pessoas em virtude dos baixos salários pagos por jornadas desumanas, quando o que recebiam não era suficiente para comprar o que necessitavam. Ou seja, vendia-se caro o que custou pouco para se produzir.
É correto o que se afirma em:
I e II
II e III
III e IV
I; II; III e IV
I; III e IV
Não se pode considerar a proclamação da República no Brasil como um evento de transformação das estruturas, ou revolução, embora seja possível assinalar algumas mudanças. Dentre tais mudanças, as mais significativas, podemos apontar:
A ampliação dos direitos civis e humanitários.
A substituição do café por outro elemento agroexportador.
O corporativismo e ascensão política dos membros da elite industrial.
O fim dos privilégios dados à nobreza cortesã e a laicização do Estado.
O caráter popular e liberal do novo regime político.
Após refletir sobre o mercado de trabalho e o nascimento da República no Brasil, analise as afirmativas seguintes, marcando V para as verdadeiras e F para falso.
( ) Veio acompanhado de forte busca de lucros altos, larga emissão de dinheiro, política econômica favorável ao mercado de café e substituição da mão de obra escrava.
( ) O projeto social dos republicanos, sobretudo daqueles que são cafeicultores na província de São Paulo, era substituir a mão de obra escrava pelos trabalhadores imigrantes trazidos da Europa.
( ) A consideração de que os negros escravos e libertos não estavam preparados para desempenhar as funções necessárias à conformação do mundo do trabalho não escondia a intenção dos republicanos, influenciados no racismo científico em voga no século XIX, de tornar branca a nação.
( ) Os novos empregos na agricultura e na indústria foram ocupados pelos imigrantes italianos e os recém-libertos eram expulsos ou direcionados para os trabalhos mais grosseiros.
Agora assinale a alternativa que apresente a sequência correta:
F; V; V; V
V; V; V; F
V; V; V; V
F; F; F; F
V; F; V; V
Leia com atenção o trecho seguinte:
À revelia de Vargas, num clima de muita repressão, a questão da sucessão presidencial ocupou lugar de destaque na cena política. Durante o decorrer de 1937 foram lançados três candidatos à Presidência da República: o governador de São Paulo, Armando de Sales Oliveira que recebeu o apoio do governador gaúcho Flores da Cunha e de diversos agrupamentos estaduais oposicionistas; o paraibano José Américo de Almeida, representante das forças do Norte/ Nordeste do país e do tenentismo, e apoiado por todos os partidos situacionistas, exceto os de São Paulo e Rio Grande do Sul; e finalmente Plínio Salgado, o chefe dos integralistas, indicado por um grande plebiscito promovido pela AIB. (FERREIRA, Jorge Luiz; DELGADO, Lucilia de Almeida (org). O Brasil Republicano: o tempo do nacionalestatismo do início da década de 1930 ao apogeu do Estado Novo. Vol. 2. RJ: Civilização Brasileira, 2003, p. 34).
O que se pode afirmar de correto sobre a crise política que resultou no Estado Novo? Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O Ministro da Justiça concedeu anistia a vários presos políticos e o Congresso não aprovou o pedido de prorrogação do estado de guerra.
( ) Em setembro de 1937, foi divulgado o plano Cohen, um documento que relatava a preparação de uma revolta comunista no país. Diante desse fato, a Câmara dos Deputados aprovou o retorno do estado de guerra.
( ) Os relatos dão conta que o documento (Plano Cohen) não tinha fundamentação, mas serviu para as intervenções do governo.
( ) Getúlio Vargas conseguiu provar que o plano Cohen era falso, o que justificou a sua intervenção e o estado de exceção.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
V; V; V; F
F; F; F; F
V; V; V; V
V; F; V; F
V; F; V; V
Após refletir sobre movimento operário na capital paulista e suas principais reivindicações, analise as afirmativas seguintes, identificando aquelas proposições que estiverem corretas.
I – férias e descanso semanal;
II – participação nos lucros e dividendos;
III – aposentadoria;
IV – jornada de trabalho humanizada.
É correto o que se afirma em:
I e II
I; II; III e IV
II e III
III e IV
I; III e IV
Após refletir sobre as condições de trabalho e exploração que caracterizaram a economia do setor urbano e industrial do período republicano, analise as afirmativas seguintes, identificando aquelas proposições que estiverem corretas.
I - Os baixos salários recebidos pelos trabalhadores contribuíram para a formação das fábricas. O maquinário pagava-se com o excedente resultante da pouca despesa com salários e a proteção aduaneira com que contava o setor industrial.
II - Os baixos salários foram responsáveis, também, pela má qualidade da habitação em que residiam os trabalhadores, cortiços sem infraestrutura adequada e sem privacidade que permitiam a promiscuidade. Não havia leis sociais ou trabalhistas, o desemprego era um fantasma sempre presente, assombrando a todos.
III - Reprimiam-se com violência as manifestações dos trabalhadores por melhores salários, condições mais favoráveis e menos insalubres, além da redução da jornada de trabalho, que chegava a mais de 14 horas por dia, sem seguro de acidente do trabalho, sem proteção à mulher e à criança.
IV - As lutas dos trabalhadores, no início do século, estavam vinculadas como você viu, à revolta dessas pessoas em virtude dos baixos salários pagos por jornadas desumanas, quando o que recebiam não era suficiente para comprar o que necessitavam. Ou seja, vendia-se caro o que custou pouco para se produzir.
É correto o que se afirma em:
I e II
II e III
III e IV
I; II; III e IV
I; III e IV
Não se pode considerar a proclamação da República no Brasil como um evento de transformação das estruturas, ou revolução, embora seja possível assinalar algumas mudanças. Dentre tais mudanças, as mais significativas, podemos apontar:
A ampliação dos direitos civis e humanitários.
A substituição do café por outro elemento agroexportador.
O corporativismo e ascensão política dos membros da elite industrial.
O fim dos privilégios dados à nobreza cortesã e a laicização do Estado.
O caráter popular e liberal do novo regime político.
Após refletir sobre o mercado de trabalho e o nascimento da República no Brasil, analise as afirmativas seguintes, marcando V para as verdadeiras e F para falso.
( ) Veio acompanhado de forte busca de lucros altos, larga emissão de dinheiro, política econômica favorável ao mercado de café e substituição da mão de obra escrava.
( ) O projeto social dos republicanos, sobretudo daqueles que são cafeicultores na província de São Paulo, era substituir a mão de obra escrava pelos trabalhadores imigrantes trazidos da Europa.
( ) A consideração de que os negros escravos e libertos não estavam preparados para desempenhar as funções necessárias à conformação do mundo do trabalho não escondia a intenção dos republicanos, influenciados no racismo científico em voga no século XIX, de tornar branca a nação.
( ) Os novos empregos na agricultura e na indústria foram ocupados pelos imigrantes italianos e os recém-libertos eram expulsos ou direcionados para os trabalhos mais grosseiros.
Agora assinale a alternativa que apresente a sequência correta:
V; V; V; F
F; F; F; F
V; V; V; V
V; F; V; F
V; F; V; V
Após refletir sobre movimento operário na capital paulista e suas principais reivindicações, analise as afirmativas seguintes, identificando aquelas proposições que estiverem corretas.
I – férias e descanso semanal;
II – participação nos lucros e dividendos;
III – aposentadoria;
IV – jornada de trabalho humanizada.
É correto o que se afirma em:
I e II
I; II; III e IV
II e III
III e IV
I; III e IV
Após refletir sobre as condições de trabalho e exploração que caracterizaram a economia do setor urbano e industrial do período republicano, analise as afirmativas seguintes, identificando aquelas proposições que estiverem corretas.
I - Os baixos salários recebidos pelos trabalhadores contribuíram para a formação das fábricas. O maquinário pagava-se com o excedente resultante da pouca despesa com salários e a proteção aduaneira com que contava o setor industrial.
II - Os baixos salários foram responsáveis, também, pela má qualidade da habitação em que residiam os trabalhadores, cortiços sem infraestrutura adequada e sem privacidade que permitiam a promiscuidade. Não havia leis sociais ou trabalhistas, o desemprego era um fantasma sempre presente, assombrando a todos.
III - Reprimiam-se com violência as manifestações dos trabalhadores por melhores salários, condições mais favoráveis e menos insalubres, além da redução da jornada de trabalho, que chegava a mais de 14 horas por dia, sem seguro de acidente do trabalho, sem proteção à mulher e à criança.
IV - As lutas dos trabalhadores, no início do século, estavam vinculadas como você viu, à revolta dessas pessoas em virtude dos baixos salários pagos por jornadas desumanas, quando o que recebiam não era suficiente para comprar o que necessitavam. Ou seja, vendia-se caro o que custou pouco para se produzir.
É correto o que se afirma em:
I e II
II e III
III e IV
I; II; III e IV
I; III e IV
Não se pode considerar a proclamação da República no Brasil como um evento de transformação das estruturas, ou revolução, embora seja possível assinalar algumas mudanças. Dentre tais mudanças, as mais significativas, podemos apontar:
A ampliação dos direitos civis e humanitários.
A substituição do café por outro elemento agroexportador.
O corporativismo e ascensão política dos membros da elite industrial.
O fim dos privilégios dados à nobreza cortesã e a laicização do Estado.
O caráter popular e liberal do novo regime político.
Após refletir sobre o mercado de trabalho e o nascimento da República no Brasil, analise as afirmativas seguintes, marcando V para as verdadeiras e F para falso.
( ) Veio acompanhado de forte busca de lucros altos, larga emissão de dinheiro, política econômica favorável ao mercado de café e substituição da mão de obra escrava.
( ) O projeto social dos republicanos, sobretudo daqueles que são cafeicultores na província de São Paulo, era substituir a mão de obra escrava pelos trabalhadores imigrantes trazidos da Europa.
( ) A consideração de que os negros escravos e libertos não estavam preparados para desempenhar as funções necessárias à conformação do mundo do trabalho não escondia a intenção dos republicanos, influenciados no racismo científico em voga no século XIX, de tornar branca a nação.
( ) Os novos empregos na agricultura e na indústria foram ocupados pelos imigrantes italianos e os recém-libertos eram expulsos ou direcionados para os trabalhos mais grosseiros.
Agora assinale a alternativa que apresente a sequência correta:
I e II
I; II; III e IV
II e III
III e IV
I; III e IV
Após refletir sobre as condições de trabalho e exploração que caracterizaram a economia do setor urbano e industrial do período republicano, analise as afirmativas seguintes, identificando aquelas proposições que estiverem corretas.
I - Os baixos salários recebidos pelos trabalhadores contribuíram para a formação das fábricas. O maquinário pagava-se com o excedente resultante da pouca despesa com salários e a proteção aduaneira com que contava o setor industrial.
II - Os baixos salários foram responsáveis, também, pela má qualidade da habitação em que residiam os trabalhadores, cortiços sem infraestrutura adequada e sem privacidade que permitiam a promiscuidade. Não havia leis sociais ou trabalhistas, o desemprego era um fantasma sempre presente, assombrando a todos.
III - Reprimiam-se com violência as manifestações dos trabalhadores por melhores salários, condições mais favoráveis e menos insalubres, além da redução da jornada de trabalho, que chegava a mais de 14 horas por dia, sem seguro de acidente do trabalho, sem proteção à mulher e à criança.
IV - As lutas dos trabalhadores, no início do século, estavam vinculadas como você viu, à revolta dessas pessoas em virtude dos baixos salários pagos por jornadas desumanas, quando o que recebiam não era suficiente para comprar o que necessitavam. Ou seja, vendia-se caro o que custou pouco para se produzir.
É correto o que se afirma em:
I e II
II e III
III e IV
I; II; III e IV
I; III e IV
Não se pode considerar a proclamação da República no Brasil como um evento de transformação das estruturas, ou revolução, embora seja possível assinalar algumas mudanças. Dentre tais mudanças, as mais significativas, podemos apontar:
A ampliação dos direitos civis e humanitários.
A substituição do café por outro elemento agroexportador.
O corporativismo e ascensão política dos membros da elite industrial.
O fim dos privilégios dados à nobreza cortesã e a laicização do Estado.
O caráter popular e liberal do novo regime político.
Após refletir sobre o mercado de trabalho e o nascimento da República no Brasil, analise as afirmativas seguintes, marcando V para as verdadeiras e F para falso.
( ) Veio acompanhado de forte busca de lucros altos, larga emissão de dinheiro, política econômica favorável ao mercado de café e substituição da mão de obra escrava.
( ) O projeto social dos republicanos, sobretudo daqueles que são cafeicultores na província de São Paulo, era substituir a mão de obra escrava pelos trabalhadores imigrantes trazidos da Europa.
( ) A consideração de que os negros escravos e libertos não estavam preparados para desempenhar as funções necessárias à conformação do mundo do trabalho não escondia a intenção dos republicanos, influenciados no racismo científico em voga no século XIX, de tornar branca a nação.
( ) Os novos empregos na agricultura e na indústria foram ocupados pelos imigrantes italianos e os recém-libertos eram expulsos ou direcionados para os trabalhos mais grosseiros.
Agora assinale a alternativa que apresente a sequência correta:
I e II
II e III
III e IV
I; II; III e IV
I; III e IV
Não se pode considerar a proclamação da República no Brasil como um evento de transformação das estruturas, ou revolução, embora seja possível assinalar algumas mudanças. Dentre tais mudanças, as mais significativas, podemos apontar:
A ampliação dos direitos civis e humanitários.
A substituição do café por outro elemento agroexportador.
O corporativismo e ascensão política dos membros da elite industrial.
O fim dos privilégios dados à nobreza cortesã e a laicização do Estado.
O caráter popular e liberal do novo regime político.
Após refletir sobre o mercado de trabalho e o nascimento da República no Brasil, analise as afirmativas seguintes, marcando V para as verdadeiras e F para falso.
( ) Veio acompanhado de forte busca de lucros altos, larga emissão de dinheiro, política econômica favorável ao mercado de café e substituição da mão de obra escrava.
( ) O projeto social dos republicanos, sobretudo daqueles que são cafeicultores na província de São Paulo, era substituir a mão de obra escrava pelos trabalhadores imigrantes trazidos da Europa.
( ) A consideração de que os negros escravos e libertos não estavam preparados para desempenhar as funções necessárias à conformação do mundo do trabalho não escondia a intenção dos republicanos, influenciados no racismo científico em voga no século XIX, de tornar branca a nação.
( ) Os novos empregos na agricultura e na indústria foram ocupados pelos imigrantes italianos e os recém-libertos eram expulsos ou direcionados para os trabalhos mais grosseiros.
Agora assinale a alternativa que apresente a sequência correta:
A ampliação dos direitos civis e humanitários.
A substituição do café por outro elemento agroexportador.
O corporativismo e ascensão política dos membros da elite industrial.
O fim dos privilégios dados à nobreza cortesã e a laicização do Estado.
O caráter popular e liberal do novo regime político.